quinta-feira, 30 de maio de 2013

Resumo de fórmulas e interpretações de Contabilidade e Análise de Balanço

Índices de Liquidez

Capital Circulante Líquido = Ativo Circulante – Passivo Cisrculante
É o volume de recursos a longo prazo (permanentes) da empresa que se encontra aplicado no ativo circulante, devendo por conseguinte gerar condições de sustentação e crescimento em suas atividades. Quando positivo, os recursos de terceiros de curto prazo estão financiando apenas parte do ativo circulante, há folga financeira; quando negativo há um desequilíbrio financeiro da empresa, onde parte de suas aplicações de longo prazo são financiadas por dívidas vencíveis a curto prazo.
(ASSAF, Capítulo 10 pág. 140)

Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante
Indica quanto há no Ativo Circulante para cada $1 de dívida a curto prazo. Quanto maior a liquidez corrente , mais alta se apresenta a capacidade da empresa em financiar suas necessidades de capital de giro.

Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoque – Despesas Antecipadas) / Passivo Circulante
Demonstra a porcentagem das dívidas a curto prazo em condições de serem saldadas mediante a utilização de itens monetários de maior liquidez do ativo circulante. LS < 1 é característica de setores com elevado estoque, como supermercados, por exemplo.

Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante
Revela a porcentagem de dívidas de curto prazo em condições de serem liquidadas imediatamente. Quociente normalmente baixo por conta do pouco interesse das empresas em manter dinheiro parado em caixa, o que reflete uma política rigorosa de caixa. Há setores, porém, que precisam deixar um mínimo de dinheiro em caixa, como comércio.

Liquidez Geral =  (AC + RLP) / (PC + ELP)
Revela a liquidez, tanto a curto prazo como a longo prazo. De cada $1 que a empresa mantém de dívida, o quanto existe de direitos e haveres no ativo circulante. É uma medida de segurança financeira da empresa a longo prazo.

Capital de Giro Próprio = PL – Ativo Não Circulante
Volume de Capital Próprio da empresa que está financiando suas atividades circulantes.

Índices de Endividamento

Quantidade da Dívida (Dependência financeira) = Passivo Total / Ativo Total
Revela a quantidade de participações dos recursos de terceiros  do montante investido nos ativos da empresa.

Qualidade da Dívida (Endividamento) = Passivo Circulante / Passivo Total
Mostra como está a qualidade do endividamento. Qual a porcentagem do endividamento está em dívidas de curto prazo. A média brasileira é 50%, portanto valores menores que isso, mostram que a empresa depende de pouco capital de curto prazo para financiar sua atividade.

Endividamento = Passivo Total / Patrimônio Líquido
Mostra quanto a empresa tomou de empréstimo para cada $1 de capital próprio.

Alavancagem Financeira = Lucro Operacional / (LO – Despesas Financeiras)
                                        Ou   Var. Lucro Líquido / Var. Lucro Operacional
Mostra a capacidade que os recursos de terceiros apresentam de elevar os resultados líquidos dos proprietários. Revela a alteração percentual no lucro líquido determinada por uma variação do lucro operacional. Se dá pela presença de passivos mais baratos em relação ao retorno que produzem nos ativos. Quanto maior for o grau de alavancagem financeira, mais elevada se apresenta a capacidade da empresa em elevar o retorno de seus proprietários mediante acréscimo no lucro operacional.

Alavancagem Operacional = Var. Lucro Operacional / Var. Volume de Atividade
                                             
ou (RV – CDV) / (RV – DCV - DCF)
Revela como uma alteração no volume da atividade influi sobre o lucro operacional da empresa. Apresenta maior capacidade de alavancar os lucros aquela empresa que apresentar maiores custos e despesas fixos em relação aos custos e despesas totais. Ao mesmo tempo, com maior grau de alavancagem operacional a empresa tem riscos mais elevados, porque uma variação negativa muito brusca na atividade pode prejudicar o lucro da empresa, uma vez que os custos e despesas variadas se diluiriam menos ficando incapaz de cobrir seus custos, acarretando prejuízo.

Alavancagem Total = Var. Lucro Líquido / Var. Volume de Atividade
                                 ou  GAO x GAF
Permite que se avalie, ao mesmo tempo, a repercussão que uma alteração no volume de vendas promove sobre o resultado operacional e líquido. Sempre que o GAT for superior a 1, indica que a empresa tem capacidade de alavancagem total.

Nível de automação = Imobilizado Líquido / [Custo Mão de Obra ou Nº de Operários]
Pode representar se a empresa está terceirizando sua mão de obra ou se a produção está ficando mais dependente do chão de fábrica. O último caso ocorre quando o custo da mão de obra ou o número de funcionários aumentam. O primeiro, terceirização, pode ser revelado quando há aumento do Nível de automação, pois aumentou o Imobilizado Líquido desproporcionalmente ao número de funcionários. Além de terceirização, o número crescente pode indicar também que o processo está ficando mais mecanizado, automatizado. Se fizéssemos esses cálculos nas épocas das revoluções industiais (do século XIX e as duas do século XX), provavelmente o número iria crescer muito na revolução que envolve a tecnologia e automatização do ciclo produtivo, pois foi investido mais em máquina, diminuindo o número de funcionários – vide Tempos Modernos, de Chaplin,  como exemplo ilustrativo.

Giro do Imobilizado =  Vendas / Imobilizado Líquido
Mostra quanto que o imobilizado gera de receita, este é um dos determinantes de rentabilidade da empresa – provavelmente porque dá informações aos empresários se o investimento em imobilizado está trazendo efeitos positivos para a empresa e sua atividade.



Índices de Atividade, Eficiência e Rotatividade

Prazo Médio de Retorno do Estoque = (Estoque / Custo[1] ) x 360

Prazo Médio de Recebimento das Vendas = (Duplicatas a receber / Vendas brutas ) x 360

Prazo Médio de Pagamento dos Clientes  = (Fornecedores / Compras) x 360

Posicionamento de Atividade = (PMRE + PMRV) / PMPC
O ideal  é ser menor ou igual a 1; PA < 1 significa que a empresa recebe suas vendas antes de pagar os fornecedores, ou seja, tem folga financeira. O contrário (PA > 1) significa que a empresa está pagando seus fornecedores antes de receber e isso requer um investimento de capital maior para a operação. PA = 1, a empresa paga no mesmo dia em que recebe as vendas.

Ciclo Operacional = PMRE + PMRV

Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional - PMPC
Quando o valor é negativo, representa folga financeira. Quando o valor for positivo representa que a empresa está tendo que pagar seus fornecedores antes de receber as vendas.

Necessidade de Investimento em Giro (NIG[2]) = AC Cíclico[3] – PC Cíclico
O NIG revela o montante de capital permanente (investimento de longo prazo) que uma empresa necessita para financiar seu capital de giro e é determinado pelo nível de atividade da empresa e prazos operacionais. Quando o CCL > NIG a empresa apresenta segurança financeira.  Já quando NIG > CCL significa que a empresa está financiando parte do ativo operacional com recursos de terceiros de curto prazo. NIG < 0 mostra uma sobra no Passivo Circulante que pode financiar os Ativos Circulantes Sazonais.
“A necessidade de capital de giro representa em montante o Ciclo Financeiro. É saudável a redução do prazo do giro do estoque (administração mais eficiente do estoque) e a redução do prazo do recebimento das duplicatas (política de crédito mais adequada, cobrança mais eficiente etc.).” (MARION, 2010, p. 116)

Giro do Ativo (GA) = Vendas / Ativo Total

Giro do Ativo Operacional (GAo) = Vendas / Ativo Operacional





Índices de Lucratividade

Margem Bruta = Lucro Bruto / Vendas Líquidas

Margem Operacional (MO) = Lucro Operacional / Vendas Líquidas

Margem Líquida (ML) = Lucro Líquido / Vendas Líquidas


Índices de Rentabilidade

Imobilização do Patrimônio Líquido = Ativo Permanente[4] / Patrimônio Líquido

Imobilização dos Ks permanentes = Ativo Permanente / PL + Passivo Não Circulante

Retorno sobre o Ativo (ROA) = Lucro Líquido / Ativo ou ML x GA
Estabelece a eficiência dada pela administração ao dinheiro utilizado nas operações da empresa. A partir da taxa de retorno do ativo consegue-se chegar ao payback, ou seja, em quanto tempo a empresa terá o retorno do investimento no ativo.

Retorno do Patrimônio Líquido (ROE) = Lucro Líquido / PL ou MO x GI x GAF
Apura a relação entre o ganho obtido pelos sócios e o investimentoque realizam na empresa; mostra o retorno auferido pelo acionista sobre o capital investido por ele na empresa, representado pelo patrimônio líquido. O payback aqui é sobre o Patrimônio Líquido – em quantos anos a empresa conseguirá recuperar o investimento do PL.

Retorno do Investimento (ROI) = [(LOp + DF) x (1 – T)]/(PL + Passivo Oneroso)  ou MO x GAo
Estabelece a eficiência dada pela administração ao dinheiro utilizado nas atividades operacionais da empresa. Mostra o retorno do capital próprio e do de terceiros pra a empresa. Ele remunera o Passivo Oneroso e o PL.
Se o ROE > ROI o capital de terceiros está a uma taxa mais barata o que significa que compensa emprestar mais e alavancar a empresa. Outra interpretação é que o retorno está maior que o custo da dívida (Kd);
Quando ROE < ROI significa que o custo da dívida está maior que o retorno do investimento (ROE). Neste cado o Grau de alavancagem financeira será sempre maior que 1.

Grau de Alavancagem Financeira = ROE / ROI

WACC = Kd x [PO / (PL + PO)] + Ks x [PL / (PL + PO)]
É a média ponderada entre o custo do capital de terceiros e do capital próprio.
Quando ROE > WACC, a empresa é atrativa porque o retorno para os acionistas é maior que o custo.

Valor Agregado Econômico (EVA) = (ROI – WACC) x Investimento

Goodwill = VEA / WACC

Valor da Empresa = Goodwill + Investimento



Valor Patrimonial da Ação = PL / Nº de ações no capital social

Lucro Líquido por Ação = LL / Nº de ações no capital social

Índice Preço / Lucro = Valor de mercado da ação / Lucro Líquido da Ação

Dividendos por ação do capital social = Dividendos / Nº de ações no capital social




[1] Para setores comerciais: Custo = Estoque Inicial – Estoque Final + Compras
  
Para setores industriais: Custo = Estoque Inicial – Estoque Final + Compras + GGP [Gastos Gerais de Produção]
[2] “Para financiar as necessidades de capital de giro, a empresa pode contar normalmente com três tipos de financiamentos: Capital Circulante Próprio; Empréstimos e Financiamentos Bancários de Longo Prazo; Empréstimos Bancários de Curto Prazo e Duplicatas Descontadas.” (MATARAZZO, 2003, p. 339)
[3] Que estão relacionados ao ciclo operacional da empresa, ou seja, são valores mínimos que precisam ficar nas contas do passivo e do ativo circulantes para garantir a produção. “Esses valores alteram-se unicamente consoante modificações no volume de atividade e nos prazos operacionais e não podem ser financiados por passivos de curto prazo (não cíclicos). Se isso ocorrer, a empresa passará a depender, para a manutenção de sua saúde financeira, da renovação periódica desses créditos junto a terceiros” (ASSAF NETO, 2010, p. 182).
[4] “O Ativo Permanente é integrado por investimentos, imobilizações técnicas e aplicações de recursos em despesas indispensáveis ao estabelecimento e início de funcionamento da empresa (diferido)” (MARION, 2009, p. 379). Ativo Permanente é sinônimo de Ativo Não Circulante e contém as contas Realizável a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário