quinta-feira, 30 de maio de 2013

MODENESI - Regimes Monetarios

MODENESI - Regimes Monetarios: Teoria e a experiencia do real - paginas 53 a 78 e 134 a 162

Monetarismo

Estabelece-se como regra uma meta de expansão para a base monetária (ou para os meios de pagamentos) igual à taxa de crescimento do produto interno bruto (PIB). Essa estratégia de condução da pol mon resulta da convicção de que a estabilidade de preços pode ser alcançada se, e somente se, o estoque monetário evolui pari passu com o POIB real.

A hipótese central do monetarismo tipo I é a da existência da chamada taxa natural de desemprego. Outro aspecto fundamental dessa abordagem monetarista é a suposição de que os agentes econômicos formam expectativas do tipo adaptativas, o que, por sua vez, deu origem à chamada curva de Philips aceleracionista. -- A junção destes dois pontos resulta na concepção de que, no longo prazo, variações no estoque monetário não afetam variáveis reais da economia (neutralidade da moeda).

A taxa naturaç é determinada por fatores reais e, na ausência de intervenções monetárias, o nível de desemprego se iguala à ela. ...é, portanto, aquela que equilibra o mercado de trabalho, dadas as suas características estruturais e institucionais e as preferências dos agentes econômicos. ...nesse nível de desemprego, todos os agentes estão otimizando suas funções de utilidade.

Na realidade, a hipótese de flexibilidade de preços (e salários) é que garante a propriedade de estabilidade do equilíbrio macroeconômico, associado a um volume de desemprego igua à taxa natural.
Friedman supôs que os agentes formam expectativas adaptativas baseando-se apenas em informações sobre o passado.

...Em resumo, na ausência de ilusão monetária, o nível de desemprego se iguala à taxa natural.
Ilusão monetária, nada mais é do que um erro expectacional.

...a eficácia da política monetária está condicionada ao fato de esta não ser plenamente antecipada pelos agentes: seus efeitos duram apenas enquanto hpuver o fenômeno da ilusão monetária. Dessa forma, o modelo monetarista prevê que, se a autoridade monetária visa manter o desemprego sistematicamente abaixo da taxa natural, é necessário criar surpresas inflacionárias continuamente – expandidndo a oferta monetária a taxas crescentes –, gerando, assim, uma taxa de inflação também crescente. (69)

Modelo novo-clássico
... o resultado mais relevante desse modelo é a existência do chamado viés inflacionário, ou o incentivo que a autoridade monetária tem para criar a inflação-surpresa, com o intuito de reduzir o nível de desemprego abaixo da taxa natural. (135)

...há uma exarcebação da neutralidade da moeda, pois se prevê que políticas monetárias sistemáticas não afetam variáveis reais, mesmo no curto prazo. Assim, pode-se dizer que a moeda não é apenas neutra, como postulou Friedman, mas, sim, superneutra.

Em linhas gerais, a hipótese de expectativas racionais estabelece que os agentes econômicos maximizam a utilização de toda a informação disponível ao formarem suas expectativas. [...] Em sua versão mais forte, essa hipótese postula que a expectativa subjetiva dos agentes econômicos com relação a uma determinada variável coincide com a esperança matemática objetiva dessa mesma variável. 141


Já no modelo novo-clássico, a expectativa de inflação não é enviesada, pois: (i) os agentes racionais maximizam a utilização de toda a informação disponível e, portanto, (ii) são capazes de reformularem suas expectativas, evitando a ocorrência de erros sistemáticos. (144)

Nenhum comentário:

Postar um comentário